Featured

About this Blog

Temas Provas ENEM 2013

1º de Outubro,

vamos para um mês decisivo na vida de muitos: Mês do Enem.

Nesta postagem, algumas ideias gerais sobre possíveis temas em 2013, tanto Enem, quanto outros vestibulares. Abordagens sobre Copa do mundo, Olimpíadas, vinda do Papa ao Brasil, Mais médicos e os jovens na rua, acredito pouco provável para Enem, mas em outros exames, já são temas possíveis.

Leiam e busquem leituras complementares.
Aqui ideias gerais, no decorrer do mês propostas de redações com textos motivadores.

Confira abaixo a lista completa e os comentários dos dois profissionais:
- PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DE JULHO
As manifestações, como já noticiamos aqui no Blog do Enem, são um possível tema para a Redação do Enem 2013, segundo os professores ouvidos pelo R7. A professora Elaine comenta: “Sabe-se que esses protestos tornar-se-ão históricos, assim como o movimento dos ‘caras pintadas’. A participação dos jovens mostrou-se de extrema importância para a construção de uma consciência política mais crítica e participativa. Aqueles a quem chamávamos muitas vezes de acomodados, organizaram-se por meio de uma mídia completamente dominada por eles e foram às ruas para, mesmo sem uma única causa, reclamar tudo aquilo que acreditavam e acreditam ser direito da sociedade e obrigação do Estado. Muitas das exigências acabaram por chamar a atenção das autoridades que passaram a mostrar algum tipo de preocupação com a massa.”
- SAÚDE PÚBLICA
O tema Saúde Pública é outra aposta da professora Elaine para a Redação do Enem 2013. “A valorização da saúde pública e a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil; Ainda partindo dos efeitos colaterais das manifestações, vem a polêmica da vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, o estado calamitoso da saúde pública e o porquê de médicos brasileiros não ocuparem as vagas existentes em lugares mais remotos e carentes do país.”
- RELAÇÕES FAMILIARES NO SÉCULO XXI
Esse tema para a Redação do Enem 2013 é uma aposta do professor Cunha, do Descomplica. “Outros modelos de famílias na atualidade: monoparentais, binucleares, cônjuges homossexuais”.
- MOBILIDADE URBANA NOS GRANDES CENTROS DO PAÍS
Mais uma aposta da professora Elaine como um possível tema para a Redação do Enem 2013. “Nessa mesma onda, surgem os problemas de mobilidade urbana nos grandes centros, estopim das manifestações, e as medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo com o intuito de minimizá-los com a criação de corredores de ônibus.”
- REDES SOCIAIS
Um tema muito presente na vida de muitos candidatos do Enem 2013. A professora Elaine destaca a importância de prestarmos atenção nas redes sociais. “Mídias digitais utilizadas com meio de organização dos protestos. As mídias digitais entram como o grande instrumento de organização dos protestos, novidade para os brasileiros, porém comum em outros países, como os do Oriente Médio, que viram nas redes sociais uma maneira de se organizarem e se manifestarem contra seus governos ditadores. Assim, a internet passa a ter também uma função social, educativa e política, saindo do âmbito do entretenimento”.
- MULHERES NO PODER
Dilma Rouseff, Cristina Kischner, Angela Merckel, todas são mulheres e estão no poder. O professor Cunha afirma que esse tema também merece a atenção dos candidatos do Enem 2013. “É bom estudar os novos papeis do homem e da mulher no mundo contemporâneo. E também a participação mais ativa do homem nas atividades familiares.”
- COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
“Os grandes eventos esportivos podem ser vistos como meios de inclusão social para uma grande parte da população, mesmo sob inúmeras denúncias de desvios de verbas e superfaturamento. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos atuam como instrumentos de transformação social com base em uma atividade cooperativa. Esses eventos acabam por influenciar inúmeras esferas, como: formação profissional e capacitação geradora de renda e implantação de projetos de assistência social vinculado ao esporte. O esporte pode ser edificante e construtivo, promotor de potencialidades humanas e, no caso desses grandes eventos, atrair investimentos de grandes empresas em áreas, até então, desconhecidas”, comenta a professora Elaine sobre esse possível tema de Redação para o Enem 2013.
- DESAFIOS DA NOVA ESCOLA BRASILEIRA
“É um tema diretamente ligado à educação: o uso das tecnologias no processo de aprendizagem”, comenta o professor do Descomplica sobre esse possível tema de redação, sugerido também por ele.
redação enem 2013                                 (www.blogdoenem.com.br)



Água e sustentabilidade

Este um tema de grande relevância nos últimos anos, nos debates entre países e no tópico sustentabilidade, o ano 2013 é o "ano da água". Vale a pena vocês lerem a cerca do tema, identificarem onde estão as reservas, de que maneira o aquecimento global interfere nelas, prejuízos trazidos pelo agronegócio e, por fim, medidas pessoais do cotidiano que podem minimizar o desperdício.
Energia
Encaixa-se no tema sustentabilidade. Relaciona-se a desastres como o ocorrido em Fukushima, Chernobyl, dentre outros. É importante estar por dentro da questão energética no Brasil e saber suas fontes, como a energia é consumida no país, os impactos ambientais gerados por elas e quais as fontes alternativas que podem ser usadas é de suma importância. Você deve saber debater a questão energética propondo soluções para os gargalos no setor.


Relações trabalhistas no Brasil

A consolidação das leis trabalhistas brasileiras completa 70 anos em 2013. Logo, todos os temas relacionados à situação atual do trabalhador no Brasil são possíveis, como: Trabalho infantil, mercado informal e situações de trabalho escravo. Além disso, não se pode esquecer que a PEC das Domésticas motivou inúmeras discussões acerca das relações trabalhistas no começo deste ano. 

Supervalorização do corpo e Obesidade

A obesidade já é considerada pela OMS com uma doença, os índices estão cada dia mais altos de pessoas além do peso ideal. Em por outro lado, o culto ao corpo está cada dia mais intenso. Segundo ele, vivemos numa sociedade cuja imagem tem muita força. Em função disso, não são raros os casos de jovens e adultos que se submetem aos mais excêntricos e perigosos recursos para alcançar a considerada forma perfeita. Não é raro também jovem e adultos que acabam chegando em níveis inesperados de morbidez. Neste impasse, surge a dúvida, a sociedade está a caminhar para uma vida saudável ou uma vida sedentária?

Participação social e trabalho voluntário

O assunto é pertinente e encaixa-se perfeitamente no foco do Enem de reflexão social e para uma proposta de intervenção de modo a melhorar as condições sociais. Pode vir aliado a uma reflexão sobre como as manifestações populares que ocorreram este ano ajudam a reforçar uma forte tendência ao questionamento do nosso papel enquanto sociedade, enquanto cidadãos. 

Mais Médicos

O programa lançado pelo governo federal, que trouxe médicos estrangeiros para suprir a carência de profissionais no país. Importante saber as carências das regiões, condições de trabalho, informações pautadas em dados estatísticos e fontes confiáveis, e não usar o senso comum de apoio ou de repúdio ao programa. 
                                                               (sugestões do professor Yuri Augustus)
São algumas dicas!

A partir de amanhã, temas com propostas e textos motivadores.
Boas Leituras!

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!! Obrigada

Postar um comentário