Featured

About this Blog

Como a homoafetividade está a ser tratada pelos meios de comunicação: adequadamente ou mero meio de sensacionalismo de mercado?

Boa noite, bom dia!

mais um tema para refletirmos:


Como a homoafetividade está a ser tratada pelos meios de comunicação: adequadamente ou mero meio de sensacionalismo de mercado?

o mercado é muito cruel, utiliza-se de meio inescrupulosos para obter seus lucros, utiliza-se de situações sociais para obter seus trocados, acaba, por fim, assumindo ou determinando ações de terceiros sem ao menos saber o que está a acontecer realmente.

leia atentamente o texto motivador abaixo:


A Transformação da Homossexualidade em Sensacionalismo pelas Editoras Marvel e DC Comics

 Por Ubi Diego,
ATUALIZADO – IMPORTANTE: Pessoal, a ideia deste texto é a de discutir acerca do tratamento que as Editoras de Quadrinhos têm dado à causa homossexual. Alguns comentários têm sido bastante ofensivos quanto a esse artigo. Sinceramente, não consegui entender as motivações. Seria bacana se explicassem o porquê tanta ira relacionada ao assunto. A publicação aqui tenta realizar críticas ao posicionamento das editoras e criar uma discussão saudável sobre o assunto. Realmente lamento a reação de alguns leitores, mas, espero que os próximos entendam a proposta.
Não faz muito tempo que a Rede Globo criava polêmicas com a possibilidade da exibição de seu primeiro beijo gay em alguma novela. A cada vez que isso acontecia gerava uma tremenda polêmica, ganhava publicidade, a audiência ia às nuvens e na “hora H”… Nada.
Agora é a vez das grandes editoras de Histórias em Quadrinhos apelarem e usarem a homossexualidade para atrair polêmica e público. Porém nas HQ’s acontece o beijo, o casamento, a separação e tudo mais.
A homossexualidade em super-heróis não é nenhuma novidade. Ela existe nas HQ’s há décadas. Por exemplo, no início dos anos 90, o personagem Estrela Polar, da Marvel, hoje atuante nos X-Men, foi alvo de uma enorme polêmica ao revelar ser homossexual. Com a autorização do casamento gay em Nova York no ano de 2011, a Marvel, então, achou que seria interessante realizar o casamento do herói. O anúncio foi feito em maio de 2012 e até aí tudo bem. Estrela Polar se casaria com Kyle, seu namorado de longa data. Só que o acontecimento virou notícia fora dos quadrinhos e tomou os jornais de todo o mundo. A publicidade deu certo!
Não demorou pra que a DC Comics experimentasse a fórmula e anunciasse que um de seus personagens, já consagrados, revelasse ser homossexual. Deu certo novamente. Publicidade aos montes, especulações sobre quem seria o tal herói e ainda mais polêmica quando foi revelado que um dos Lanternas Verdes seria o novo personagem gay. A notícia trouxe indignação a muitos fãs, principalmente os brasileiros que chegaram a irritar o autor no twitter, forçando-o a responder que quando tivesse a oportunidade, faria com que o próximo namorado do personagem fosse brasileiro.
A personagem Batwoman já é lésbica há um tempo e desde 2009, a partir da revistaDetective Comics, mantêm um relacionamento com a policial Maggie Sawyer. Em fevereiro desse ano, nas últimas páginas de sua HQ própria, a heroína pede a policial em casamento. É só questão de tempo até a DC resolver concretizar o seu primeiro casamento homossexual e mais uma vez gerar notícias, publicidade, venda e… dinheiro.
Voltando à Marvel: na semana seguinte ao pedido de casamento, a editora não esperou pra fazer barulho de novo. Em um Universo paralelo, Hércules e Wolverine ou Howlett, como é chamado nessa trama, beijam-se romântica e apaixonadamente. A Revolta foi total, leitores (ou não) que talvez nem soubessem que se tratava de um Universo Paralelo foram à loucura, protestando o que consideraram ser um ultraje a dois dos maiores “ícones da testosterona” (definição criada por mim mesmo). O Gustavo, inclusive, fez uma matéria bacana sobre o assunto: Wolverine e Hércules se beijam em nova HQ da Marvel
A Marvel anunciou a homossexualidade do Estrela Polar há 20 anos causando polêmica e revolta. Agora, a cada questão nesse sentido, envolvendo algum super-herói, vem à tona ainda mais especulação, mais revolta e mais polêmica. 
A atitude das editoras, na maioria dos casos, é exclusivamente para garantir lucros e manchetes. A criação de um novo personagem gay não traria tanta publicidade quanto mudar a opção de um já conhecido (que nunca teve qualquer tendência homossexual). Nas HQ’s, O Planeta Terra tem 3 Lanternas Verdes. Um novo poderia ser criado, mas a revista geraria mais polêmica se utilizassem um já conhecido (Alan Scott). Sobre Wolverine e Hércules, melhor nem comentar.
Quanto a Batwoman e Estrela Polar, cujo a homossexualidade não era novidade, chamam atenção pelas notícias nos jornais que preferiam destacar a palavra “Gay” em suas manchetes. Quando a Marvel decidiu realizar o casamento do Homem-Aranha com Mary Jane, a imprensa foi à loucura da mesma forma, então, era mesmo necessário tratar com tanta ênfase a homossexualidade nos novos casos?
É incrível notar como algo que já deveria ser tratado com naturalidade, ainda causa tanto alarde. E o mais triste: isso não é apenas nos quadrinhos. Mas, logicamente, as grandes editoras, o cinema, a TV e a mídia no geral continuarão usando dessas polêmicas para venderem revistas, ingressos ou até aumentarem a audiência – como o próprio Faustão fez com a Thammy Miranda neste último domingo.
Enfim, no caso das duas principais editoras de quadrinhos do mundo, os fãs já sabem que toda e qualquer ação realizada por elas tem, quase que exclusivamente, um viés publicitário, onde muitas vezes os leitores são deixados de lado, sejam lá os fiéis ou os novos, prezando mais pelo momento, do que pela audiência construída a longo prazo. 
Para citar alguns persoangens homossexuais:
*Daken, o filho de Wolverine da Marvel é um personagem Bissexual.
*Dois Personagens da Editora Wildstorm, que hoje é um selo alternativo da DC Comics já se casaram antes nas HQ’s. Era os super-heróis Apollo e Meia-Noite, que na verdade tratam-se de uma versão alternativa de Superman e Batman.
*Esse mês a DC Comics anunciou que a personagem Alissa Yeoh, colega de apartamento de Batgirl, revelaria ser transgênero (ou transsexual).


a partir do tema, escreva um texto de opinião ou uma dissertação sobre o assunto.
não esqueça de assinar, caso o gênero exija, as iniciais de seu nome.
o texto deve ter um título.
escrever de 20 a 30 linhas.
não utilize trecho do texto motivador.

esta seria uma proposta padrão.

espero que tenham gostado.
abraços e ótima semana!

0 comentários:

Postar um comentário